Fies seleção 2018 – Inscrições e Vagas

Os cursos das instituições particulares têm, normalmente, parcelas um pouco altas. Pensando em como os cidadãos poderiam estudar com mais economia, o Ministério da Educação (MEC) preparou o Financiamento Estudantil, conhecido como Fies, que quita mensalmente cada mensalidade durante a totalidade do curso. Essas bolsas poderão ser conseguidas de forma integral, mas alguns universitários desse financiamento têm as bolsas parciais.

Para 2018, os cidadãos que desejam uma das bolsas esperarão pela primeira parte das inscrições: ocorrendo semestralmente, elas serão possíveis apenas quando o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) acontecer.

Como funciona o Fies 2018

Fies seleção 2018

Fies seleção 2018

As bolsas desse financiamento são ofertadas somente às pessoas que não receberam 0 na sua redação do ENEM, além daqueles cujas notas passaram dos 450 pontos. O financiamento não requer que os candidatos às bolsas sejam de baixa renda, mas é certo que os indivíduos que têm menos possibilidade financeira de pagar terão alguma preferência.

Os cursos para os quais se pode requerer bolsa do financiamento estudantil são no setor de Pedagogia e também de Medicina Veterinária, havendo também a Terapia Ocupacional e os cursos que são no ramo de Português e outros.

As pessoas que são aceitas no Fies seleção 2018 podem ficar sossegadas financeiramente durante toda a sua graduação e também por 18 meses após o dia da finalização: é apenas depois desse um ano e meio que esses profissionais vão iniciar as parcelas do seu curso. Importa esclarecer que os estudantes vão repor para o MEC muito das mensalidades, mas com parcelas pequenas.

Caso queira ver melhor, acesse a página Como Funciona o FIES 2018.

Fies seleção 2018

Fies seleção 2018

Fies seleção 2018

As seleções para esse financiamento são feitas no final do ano e, após, um pouco antes de se iniciar o segundo semestre de aulas. Os candidatos às bolsas de estudos cadastram-se e, de acordo com o que cada faculdade apresenta como exigência de nota, eles são convocados para realizar a sua matrícula.

Os estudantes que estiverem na lista de espera podem aproveitar as vagas que são em segunda chamada. Uma nomenclatura que o financiamento usa é a vaga remanescente, que funciona igualmente: elas são as vagas que não tiveram matrículas e que seguem sem alunos, mas que a faculdade deseja preencher.

Inscrições Fies seleção 2018

Os que quiserem ser universitários de uma instituição particular usando esse sistema precisam ir a página Inscrições FIES 2018 para inscrever-se. É recomendado que os pré-vestibulandos leiam o que o MEC estabelece sobre a renda per capita e mesmo sobre os cursos e quais são os que têm mais bolsas.

Fies seleção 2018

Fies seleção 2018

Através dessa página, os cidadãos realizam o aditamento do seu contrato também e, no caso dos médicos ou então dos professores que querem seguir estudando, pode-se requisitar o abatimento.

Datas Fies seleção 2018

Sejam as vagas tradicionais ou as possíveis remanescentes que as instituições tenham, as datas do Fies referentes a 2018 serão, provavelmente, mostradas em julho e também em novembro ou em dezembro deste ano. No caso do primeiro semestre, é possível que as datas dele sejam em janeiro.

Veja mais!