Financiamento Estudantil FIES 2018

O sonho de frequentar uma universidade está dentro de muitas jovens, desejo esse influenciado por filmes americanos ou mesmo pela vontade dos pais em quererem o melhor para seus filhos. Mas muitos problemas tendem a atrapalhar essa vontade de querer cursar uma graduação, como por exemplo as poucas vagas em universidades públicas e o alto curso das instituições privadas.

Para facilitar o acesso dos jovens com condições de renda consideradas baixas, o Governo criou diversos programas de auxílio. Um deles é o FIES, um financiamento que oferece opções de juros baixas ou até nulas, dependendo da situação financeira do candidato.

FIES 2018

Financiamento Estudantil FIES 2018

Financiamento Estudantil FIES 2018

Para o ano de 2018, o FIES irá sofrer algumas mudanças em suas fórmulas de contrato. Para o ano que vem, o programa irá oferecer contratos que não dispõe de qualquer tipo de juros, mas isso só será válido para candidatos com renda familiar per capita mínima de até 3 salários mínimos.

Essa é a principal mudança do FIES de 2018, que poderá facilitar muito a vida de quem deseja fazer um curso superior e ainda não tem condições para tal. Outra modificação relevante é o fato de o FIES ter expandido o teto limite dos beneficiados, estes que poderão ter até 5 salários mínimos per capita para adentrar no programa.

Inscrições Financiamento Estudantil FIES 2018

As inscrições para o Financiamento Estudantil FIES 2018 são feitas através do próprio site do programa. O link estará disponível logo abaixo das condições para adentrar no programa:

  • Ter feito o Enem 2017 e ter obtido um resultado superior a 450 pontos, não tendo zerado a prova de redação.

  • Ter uma renda familiar per capita de até 5 salários mínimos.

  • Ser pré-selecionado pelo Fies, através do portal de seleção.

A pré-seleção do FIES é feita em um portal específico para a atividade. Depois de aceito pelo Fies, o candidato deve entrar e confirmar a sua inscrição através do SisFies.

Financiamento Estudantil FIES 2018

Financiamento Estudantil FIES 2018

Depois de aceito no programa de financiamento, o candidato deve finalizar a sua inscrição para que não perca o benefício. Abaixo segue o passo a passo:

  • Finalizar a inscrição após a confirmação no site do SisFies.

  • Comparecer ao CPSA da Universidade em um prazo de 10 dias corridos

  • Concluir a inscrição com o CPSA e comparecer à um banco para fechar o contrato

É válido lembrar que o FIES precisa ser renovado de tempos em tempos, para que o Governo saiba que deve continuar pagando. Esse processo de renovação é chamado de aditamento.

Seleção Financiamento Estudantil FIES 2018

Financiamento Estudantil FIES 2018

Financiamento Estudantil FIES 2018

A Seleção para o Financiamento Estudantil FIES 2018 é o primeiro passo para saber se o candidato tem condições ou não de participar do programa. O aluno deve preencher os requisitos encontrados o site do financiamento e deve se inscrever para a seleção nas datas indicadas pelo calendário que o MEC irá distribuir para 2018.

Resultado Financiamento Estudantil FIES 2018

Os resultados do FIES de 2018 ainda não tem data divulgada, mas eles não tendem a demorar muito após o fechamento das inscrições. Durante a inscrição, o portal do financiamento tende a dar todas as informações necessárias.

Veja mais!