Inscrições Prouni 2018 | Datas e Vagas

Prouni 2018

O Programa Universidade Para Todos – PROUNI – foi criado em 2004 pelo Governo Federal com o intuito de levar o ensino superior a todos os lugares do Brasil. O Programa oferece bolsas de estudos que podem ser integrais ou parciais (50%) em instituições particulares de ensino superior. Para se candidatar a bolsa é necessário que os estudantes de baixa renda se encaixem em vários pré-requisitos, os quais são estabelecidos dentro do programa.

Inscrições Prouni 2018

Inscrições Prouni 2018

Os requisitos para se participar do programa são relacionados ao seu rendimento acadêmico, observado pelo histórico escolar, bem como a renda familiar dos alunos. Outro requisito é a participação no Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM. Portanto se o aluno quiser concorrer às vagas disponíveis ao Prouni 2018, ele terá que participar do Enem 2017, obtendo uma nota média mínima de 450 pontos e não recebendo a nota zero na redação.

Inscrições Prouni 2018

A inscrição no Prouni é bem simples. O candidato deverá se dirigir ao site das inscrições Prouni 2018, a inscrição online é a única forma de ser efetuada a inscrição, dessa forma o candidato deverá se conectar à internet para conseguir realiza-la. É importante destacar que para realizar a inscrição não há a cobrança de taxa de inscrição.

Ao se dirigir ao site o aluno deverá ter o número de inscrição e a senha do Enem 2017, dessa forma o candidato conseguirá acessar os dados de informação e poderá escolher entre duas opções de cursos. O Prouni 2018 apresenta vagas reservadas para deficientes, estudantes declarados como negros, pardos ou índios.

Inscrições Prouni 2018

Inscrições Prouni 2018

Para ajudar na escolha das vagas, as notas de corte de cada curso serão disponibilizadas, podendo ser usadas como base para a sua candidatura. Durante o período que estiver disponível a inscrição em vagas o candidato poderá alterar suas opções de curso, sendo que somente as últimas contarão para as vagas.

Datas Inscrições Prouni 2018

As datas e prazos serão divulgados pelo MEC – Ministério da Educação – seguindo o que está escrito no edital do programa.

As datas do primeiro semestre deverão ser divulgadas concomitantemente ao resultado do Enem 2017, previsto para janeiro. O segundo semestre terá o seu cronograma divulgado durante o mês de junho, sendo que sua inscrição é feita nesse mês.

Após a divulgação do edital, as inscrições Prouni 2018 estarão abertas, sendo que a inscrição em vagas só poderá ser feita pela internet e no site do programa.

Resultado Prouni 2018

O resultado do Prouni 2018 será feito passado o prazo de inscrição, onde o sistema do Prouni irá classificar os estudantes levando em consideração as opções e notas obtidas no ENEM 2017. Dessa forma os estudantes serão selecionados em apenas um curso, dependendo da ordem escolhida e dos limites de bolsas.

Segunda Chamada Prouni 2018

Inscrições Prouni 2018

Inscrições Prouni 2018

Após a divulgação do resultado acontecerá duas chamadas para as inscrições Prouni 2018 dos estudantes escolhidos para que possam efetuar a matrícula nas instituições que se inscreveram.

Para efetuar a matrícula pede-se total atenção as informações fornecidas para que se possa efetivar a matrícula, uma vez que se os documentos não forem apresentados, os bolsistas perderão tanto a bolsa quanto o direito à vaga.

Aos que não forem contemplados nas duas primeiras chamadas poderão há a possibilidade de manifestar interesse de vaga e ficarem na lista de espera, podendo serem convocados posteriormente pelo programa do Prouni.

Veja mais!