Portal FIES 2018 | Portal das Inscrições FIES 2018

O FIES abrirá vagas também no ano de 2018 para alunos que queiram financiar os seus estudos em instituições universitárias de ensino superior particulares.

FIES

O FIES é o Fundo de Financiamento Estudantil, um programa do MEC (Ministério da Educação) do Governo Federal, que tem como objetivo financiar os estudos de ensino superior que estão matriculados em universidades particulares, que não podem ser realizados de forma gratuita.

Portal FIES 2018

Portal FIES 2018

Para estudantes que buscam uma formação de nível superior em grandes universidades e que não tem condições de pagar pelos seus estudos, o FIES é uma das saídas. O programa financia até 100%, dependendo do curso e universidade escolhidos, e o valor começa a ser pago apenas após um período de carência de 18 meses com pequeno acréscimo.

Portal FIES 2018

Para acessar o Portal FIES 2018, é necessário primeiramente entrar no site (http://fiesselecao.pro.br/). Lá estará disponível toda a legislação do programa, o cronograma com as datas, contato e a página para tirar todas as suas dúvidas.

Inscrições FIES 2018

As inscrições ocorrem todo início de semestre, após o resultado do SISU (Sistema de Seleção Unificada), devendo o candidato ter participado da prova do ENEM a partir de 2010, e tendo obtido a nota mínima de 450 pontos sem ter zerado a redação.

Portal FIES 2018

Portal FIES 2018

Além disso, para participar do processo seletivo, é necessário que o estudante tenha uma renda familiar per capta de no máximo três salários mínimos. Sem preencher estes requisitos não será possível participar do programa. Para se inscrever, deve acessar o site http://fiesselecao.pro.br/.

Resultado FIES 2018

As datas dos resultados serão divulgados no Portal FIES 2018 assim que o processo iniciar no ano de 2018, porém, seguindo os padrões dos anos anteriores, serão dois períodos para se inscrever.

O primeiro período é em meados de fevereiro, onde ocorre a seleção para o primeiro semestre do ano. O segundo ocorre entre julho e agosto, para selecionar os estudantes capazes de participar do programa.

A seleção ocorre por meio do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), e esta nota deverá atingir, no mínimo, a chamada “nota de corte”. Há também uma lista de espera, caso o candidato não tenha atingido o número de vagas, mas pode contar com a desistência ou não aprovação de alguns dos concorrentes à frente.

Aditamento FIES 2018

Portal FIES 2018

Portal FIES 2018

O aditamento do FIES 2018 é a renovação do contrato do seu financiamento, e é todo realizado pelo Sistema Informatizado do FIES. Deve ser feito todo início de semestre, de forma que assim o aluno confirma a sua situação na universidade.

Todos os anos, o aditamento ocorre no mesmo período: de 1 de dezembro do ano anterior até 31 de março do ano seguinte, e depois de 1 de julho a 31 de agosto. Períodos reconhecidos como final de um semestre e início do próximo.

É importante que o aluno esteja com todas as parcelas em dia, pois caso esteja inadimplente, a renovação não será permitida. E além disso, caso perca os períodos de aditamento, o aluno terá o seu contrato cancelado com FIES.

Veja mais!