Pré-seleção FIES 2018 | Lista pré-selecionados FIES

Veja como funcionará esta etapa do financiamento estudantil em 2018.

Você sabe o que é o processo de pré-seleção FIES 2018? Não? Neste artigo nós vamos abordar o assunto e explicar outras etapas importantes do Programa FIES, tais como inscrições e a lista de espera.

O FIES 2018 é uma excelente oportunidade de financiamento de estudos para as pessoas que não possuem meios de custear um curso universitário e oferece várias possibilidades de acordo.

FIES 2018

Pré-seleção FIES 2018

Pré-seleção FIES 2018

O Fundo de Financiamento Estudantil, ou FIES, com o é popularmente conhecido, é um programa educacional desenvolvido pelo Governo Federal, em meio ao Ministério da Educação.

A finalidade do programa é oferecer o financiamento da matrícula de alunos em instituições de ensino superior privadas. Desde a sua criação, em 1999, o FIES auxiliou muitos brasileiros.

Portanto, é necessário esclarecer que não são todos os jovens que têm direito ao financiamento do FIES 2018. Para poder entrar na pré-seleção, os candidatos devem fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017. Aqueles que não realizam o exame, não podem concorrer ao FIES 2018.

Após a realização do Enem, os interessados devem acessar o site do SisFies e preencher os dados requeridos para o cadastramento, selecionando a instituição bancária onde desejar garantir o seu empréstimo.

Inscrições FIES 2018

O processo de inscrições do FIES 2018 é bastante simples e não difere das inscrições dos demais anos. Veja a seguir o passo a passo de como se cadastrar no FIES 2018 e garantir a sua vaga.

– Primeiramente, você deverá acessar o site do SisFies (link informado no tópico acima);

– Dentro da página do SisFies, você será direcionado a página de inscrição do portal, onde deverá ser preenchidos as suas informações pessoais nos campos solicitados;

Pré-seleção FIES 2018

Pré-seleção FIES 2018

– Depois de preencher o formulário de inscrição, o candidato deverá validas os seus dados na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (o CPSA), na instituição de ensino ele deseja estudar, em um período de tempo corresponde a no máximo dez dias, contados a partir do dia posterior ao da finalização da inscrição;

– Por fim, após as informações forem validadas pelo CPSA, o estudante junto do fiador (se for o caso) deverão se dirigir a um agente financeiro do FIES 2018 em um prazo de dez dias e finalizar o acordo do financiamento.

Pré-seleção FIES 2018

A pré-seleção FIES 2018 garante apenas a perspectiva de direito às vagas, para os quais eles se candidataram no processo seletivo.

Pré-seleção FIES 2018

Pré-seleção FIES 2018

A contratação do acordo FIES 2018 fica condicionada à finalização da inscrição no SisFies e a realização dos demais procedimentos do financiamento.

Lista de espera FIES 2018

A lista de espera do FIES 2018 é uma das últimas fases do procedimento do acordo de financiamento do programa. A finalidade da lista de espera é o preenchimento das vagas remanescentes nas universidades que são participantes do programa.

Isso significa que os candidatos que não forem pré-selecionados na chamada única, ainda possui uma segunda chance de participar e ingressar seus estudos.

Veja mais!