Renegociação FIES

É possível sim fazer a renegociação do financiamento estudantil (FIES), porém não fique iludido que essa dívida que você realizou irá prescrever. O estudante que concluir seu curso de graduação terá que buscar um trabalho para quitar sua dívida.

Caso esse estudante não consiga dar conta das prestações do financiamento, tem o direito de fazer uma reavaliação de toda a sua dívida. Com isso, ele terá a possibilidade de oferecer uma nova proposta de formas de pagamento, deixando a negociação com parcelas mais acessíveis e dando um maior prazo para quitar a dívida.

Entretanto, nem todos conseguem esse benefício. Para tal benefício é preciso que o contrato referente ao FIES tenha sido fechado até o dia 14 de janeiro de 2010. Essa exigência é cobrada durante a renegociação FIES, pois somente assim será permitido a amortização do financiamento, durante esse período mencionado.

FIES

Renegociação FIES

Renegociação FIES

Para quem não sabe, o FIES é um financiamento estudantil, onde pessoas que concluíram o ensino médio e desejam cursar uma faculdade, porém não tem dinheiro para isso, podem “emprestar” um valor do governo para ir pagando as mensalidades do curso, até o fim.

Quando esse termina, o estudante adquire uma dívida, referente ao valor emprestado. Esse financiamento só é válido para cursos de nível superior, desde que o candidato esteja efetuando o seu primeiro curso desse tipo.

Além disso, exige-se do candidato que ele realize o ENEM do ano anterior. Isso porque o FIES só será aprovado se o aluno atingir a nota de corte requisitada pela universidade que deseja estudar. Para participar é preciso ter uma nota média acima de 450 pontos e não pode zerar a redação.

Aditamento FIES

Renegociação FIES

Renegociação FIES

O aditamento FIES deve ser realizado semestralmente, pois é a renovação do contrato do estudante com o programa do FIES. É importante se atentar as datas, pois caso você não efetue a renovação o seu contrato é cancelado.

Por isso é importante acompanhar as atualizações do site do FIES, onde será postado tudo com relação as datas para aditamento de cada semestre. Vale ressaltar que após as mudanças que sofreu, o financiamento deve ser renovado apenas de forma online no sistema SisFIES.

Renegociação FIES

A renegociação de dívida pode ser feito através do sistema SisFIES, onde você acessa o seu cadastro de usuário e simula uma possível Renegociação FIES.

Depois que você confirmar a nova negociação, você precisa apresentar os documentos: Documento de Regularidade para Alongamento de Amortização e Declaração de Desistência ou Inexistência de Ação Judicial. Ambos devem ser assinados, junto com os pessoais, ao Banco, para formalizar o processo.

Lembrando que se acaso o seu financiamento teve um ou mais fiadores, é necessário que eles estejam presentes no momento da renegociação FIES.

Consultar Dívida FIES

Renegociação FIES

Renegociação FIES

Para que você possa consultar sua dívida, é muito simples. Primeiro você tem que acessar o SisFIES. Nele constam todas as informações referente ao seu financiamento e como anda o valor atual.

O link do sistema é: http://sisfiesaluno.mec.gov.br/seguranca/principal. Nele é preciso inserir seu CPF, senha e digitar a imagem que aparece. quando você clicar em entrar, uma nova janela se abre contendo as informações sobre o seu financiamento.

Veja mais!